Pesquisar

AGL dá posse a cinco novos membros

Posse de Heidy, Roberto, Manoel, Darlan e Fátima

Cerimônia contou com o lançamento da nova revista da Academia

No dia 16 de dezembro, na Unidade 4 do Colégio Parthenon, na Vila Augusta, a Academia Guarulhense de Letras comemorou 44 anos de fundação, completados em 8 de dezembro, e deu posse a cinco novos membros. O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário da Cultura, Jesus Roque Freitas; dos vereadores Rômulo Ornelas e Janete Pietá; e dos ex-vereadores Sebastião Alemão, Eduardo Kamei Yukisaki e Samuel Vasconcelos. O professor Jesus e o vereador Rômulo fizeram uso da palavra, enaltecendo o quanto é válida a existência de organizações da sociedade civil trabalhando paralelamente ao setor público em benefício da cultura e da educação.

Foram empossados: a jornalista e escritora Fátima Gilioli, tendo como patrona de sua cadeira Cecília Meireles; a psicopedagoga Heidy Lirio da Cruz, tendo como patrono José Manuel Mateos Martinez; o jornalista, escritor e apresentador Roberto Samuel da Silva, tendo como patrono Cornélio Pires; o músico, militar da Aeronáutica, escritor e editor Manoel Monteiro do Espírito Santo Júnior, tendo como patrono Cassiano Ricardo; e o escritor Darlan Zurc (Cruz), que terá como patrono Ary Baddini Tavares. Também escolhida para fazer parte da AGL, a escritora Luciene Vignoli Müller, que terá como patrono Edinaldo Couto, não pôde comparecer devido a compromisso profissional anteriormente assumido em Recife (PE). Ao tomar posse, cada um dos novos membros falou sobre o patrono de sua cadeira, bem como sobre sua percepção a respeito da importância da defesa da literatura no âmbito da cidade, principalmente perante as populações mais jovens.

A solenidade foi abrilhantada por números musicais apresentados por Gilberto de Sucesso, da banda Capitão Albatroz; e por Hélio Doyle Pereira e Enzo França, ambos do Conservatório Musical de Guarulhos, sob direção do maestro Armando Attilio Colacioppo Sobrinho e de Wilma Colacioppo.

Pela entidade, manifestaram-se o orador oficial, José Augusto Rodrigues Pinheiro; e os acadêmicos José Roberto Jerônimo e Fernando Canto Berzaghi. O presidente Valdir Carleto, cujo mandato se encerra em 31 de dezembro, transmitiu informalmente o cargo ao secretário-geral, Mauro dos Santos Oliveira, que assume a presidência a partir de 1 de janeiro. Citou que, apesar de que gostaria de ter podido realizar mais durante sua gestão, prejudicada pelos efeitos da pandemia, entende que a Academia cumpriu dentro do possível sua missão de levar às escolas uma mensagem de incentivo ao hábito da leitura e da escrita, com destacada participação na Bienal do Livro. Agradeceu o apoio dos membros da Academia e aos colegas dos veículos de comunicação que contribuíram para tornar a entidade mais conhecida pelos guarulhenses.

Mauro cumprimentou os novos componentes, disse sentir-se honrado pela escolha para dirigir a AGL por dois anos e que conta com a ajuda de todos para uma boa gestão, “porque ninguém faz nada sozinho”.

Concluindo a solenidade, ocorreu o lançamento da edição nº 24 da Revista da Academia Guarulhense de Letras, contendo poemas, artigos e crônicas de diversos autores, que autografaram exemplares para o público que prestigiou o evento.

Compartilhar: