Pesquisar

Sarau – Palestra Vias e Versos

Sarau-Palestra Vias e Versos – por um trânsito mais humano

Para Escolas do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Superior ou qualquer instituição interessada.

Abordagens cultural e educacional. Na primeira o ensejo da poesia como gênero literário e na segunda o uso desta poesia como ferramenta para o aprendizado e conscientização à adoção de um comportamento mais seguro no trânsito.

Para a Escola, aos cuidados do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) ou Diretor(a), será oferecido como cortesia um exemplar do livro “Vias e Versos – por um trânsito mais humano” para seu acompanhamento e divulgação do evento na instituição.

Devido à maior importância para a prevenção de acidentes no trânsito, dez poemas serão utilizados dentre os mais de oitenta do livro. São eles:

  1. Celular
  2. Velocidade
  3. Bebida
  4. Sinalização
  5. Ultrapassagem
  6. Cinto de segurança
  7. Seta
  8. Distância
  9. Pés
  10. Bicicleta

Estes poemas também podem ser encontrados, inclusive com áudio, em:
https://www.jrjeronimo.com.br/poema/poemas.htm

A Escola inscreverá (em lista que deverá ser a mim copiada) os dez alunos que apresentarão esses poemas e agendará (para um dia de segunda a sexta) o evento com antecedência mínima de três semanas a fim de possibilitar prazo aos alunos para várias leituras e, preferivelmente, decoração de seus textos para as declamações.

No evento, com início às 19h30 e duração aproximada de duas horas, teremos:

  • Pequena introdução do autor.
  • Apresentação de minipalestra de cada tema, pelo autor, antes de chamar cada aluno que fará sua apresentação. E assim, sucessivamente, até o último tema. Tudo conforme o Código de Trânsito Brasileiro, somado a alguma dica, quando há. Os textos aparecerão no telão para facilitar o acompanhamento de todos e possibilitar o acesso a portadores de surdez.
  • Sorteio de três exemplares do referido livro entre os que declamaram e mais um exemplar para os alunos em geral. E como cortesia de alguns membros da Academia Guarulhense de Letras outros livros de títulos diversos serão destinados ao sorteio geral.
  • Encerramento.

Observação: o fato dos alunos lerem várias vezes antes de se apresentarem faz com que apreendam melhor o conteúdo do texto e, com suas declamações, também favoreçam o acolhimento dos demais. Aliado a isto, as minipalestras alternadamente contribuirão para o aprendizado de um comportamento mais seguro no trânsito, para a preservação de vidas nas vias públicas e melhor mobilidade.

Quanto aos equipamentos que a Escola deve disponibilizar:

  • Desktop ou Notebook com PowerPoint e uma pessoa para operá-lo;
  • Projetor multimídia;
  • Telão;
  • 2 microfones (sem fio, se possível);
  • 1 pedestal para microfone;
  • 1 ou 2 caixas de som.

Agendamento: [email protected]

Compartilhar: